Periodontia

É especialidade da Odontologia que cuida de tudo que fica ao redor dos dentes. Gengiva, osso e ligamento periodontal são as estruturas tratadas na periodontia.

As doenças periodontais geralmente são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana (conhecido também como tártaro). Quando apenas as gengivas são atingidas pelo excesso de placa bacteriana na superfície dos dentes, chamamos a inflamação de Gengivite. Quando o osso que sustenta os dentes começa a ser afetado (vemos isso nas radiografias), chamamos de Periodontite.

Essas duas são as principais doenças e são tratadas com Raspagem Periodontal ou Limpeza – o termo mais comum. Além disso, fazemos orientação de higiene oral exclusiva e direcionada para cada pessoa e cuidamos da manutenção da saúde bucal.

A gengivite é sempre reversível, sem danos ou sequelas posteriores. Já a periodontite pode deixar sequelas como perda óssea, retrações, defeitos maiores que prejudicam a estética e a escovação e até causar a perda dental.

A prevenção sempre é a melhor escolha, orientando os pacientes a usar escova de dentes sempre macias, fio dental, escova interdental, limpador de língua e métodos coadjuvantes, como os bochechos, corretamente. Cada paciente é diferente e cada um terá seu próprio método para ter uma limpeza bucal eficiente.

Fora doenças, também tratamos dos problemas estéticos da gengiva. Fazemos cirurgias pré-protéticas, que preparam o dente para receber a prótese (gengivectomia) e cuidamos de algumas urgências como abcessos e gengivites ulcerativas necrosantes.