Porque devemos levar as crianças em odontopediatras?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Porque devemos levar as crianças em odontopediatras?

Crianças podem se sentir ameaçadas pela figura do dentista, muitas vezes por causa de experiências incômodas que já tiveram com profissionais de saúde. Por isso, ter o suporte de um dentista para crianças, que sabe como lidar com o comportamento e o psicológico delas, ajuda bastante na aceitação do tratamento odontológico.

Um dos objetivos da odontopediatria é tornar a ida ao dentista mais proveitosa e confortável, para que as crianças não tenham medo, nem cresçam inseguras com o ambiente da clínica. É por isso que as clínicas infantis costumam ser mais acolhedoras, coloridas, e com profissionais treinados para lidar com os desconfortos que podem aparecer em uma consulta.

A prevenção e o tratamento são os focos dos odontopediatras, mas eles também educam os pais sobre a melhor forma de cuidar da saúde bucal de crianças e adolescentes. Os estudos dos dentistas dessa área também abordam alguns conceitos da psicologia infantil, permitindo uma comunicação mais eficaz e empática com a criança.

O odontopediatra orienta sobre como usar o fio dental do jeito certo, fazer a escovação adequada, evitar hábitos nocivos, além de indicar outros cuidados que devem ser tomados com os dentinhos. Também indica uma alimentação mais adequada para os dentes da criança, tanto para fornecer nutrientes quanto para estimular o processo de mastigação, que ajuda no desenvolvimento de toda a estrutura da face.

O cuidado com os dentes deve começar mesmo antes de eles aparecem na boca, e a visita regular ao dentista é essencial para conhecer e fixar hábitos saudáveis de higiene bucal desde cedo. Vale lembrar que essas consultas também facilitam a identificação e o tratamento precoces de problemas dentários.

Aqui na Donegá Odontologia possuímos um espaço amigável, do jeitinho que criança gosta! Aproveite e agende agora mesmo um horário para o seu filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat