A sedação inalatória, também conhecida como sedação consciente, consiste em uma mistura de oxigênio e óxido nitroso capaz de causar um efeito relaxante no paciente ao ser inalada.
O grande diferencial desse tipo de sedação é que ela é menos invasiva e ajuda a aliviar a tensão e ansiedade que muitos pacientes acabam sentindo quando vão à uma consulta odontológica.
Durante todo o procedimento de sedação inalatória, o paciente permanece consciente e é acompanhado por um profissional capacitado em sedação que irá monitorá-lo, além de passar por uma avaliação prévia e receber orientações que precisam ser seguidas para a aplicação dos medicamentos.
Em quais tipos de procedimentos a sedação inalatória é utilizada?
A sedação inalatória costuma ser muito utilizada em procedimentos relacionados à extração de dentes sisos, realização de implantes, tratamentos de canal e até mesmo para reabilitação oral. No entanto, dependendo dos casos, não garante a ausência do uso de anestesia convencional.
Esse tipo de sedação quase não possui efeitos colaterais, mas, em alguns casos, pode haver a presença de náusea e vômito. Vale lembrar que não são todos os profissionais que podem fazer uso da técnica.
Aqui na Donegá Odontologia, possuímos toda a estrutura e ferramentas necessárias para proporcionar o conforto e segurança que você merece. Entre em contato conosco clicando aqui e saiba como dar início ao seu tratamento.