A saúde bucal está muito mais interligada à saúde corporal do que você pensa! Não só porque a boca é porta de entrada de muitas doenças infecciosas, mas também porque toda a estrutura bucal (maxilar, mandíbula, dentes, gengiva, palato e língua), compõem a extensão orofacial, com conexões diretas com ouvido, nariz e olhos. Por isso, não é incomum que algumas doenças bucais afetem também esses outros órgãos.
O que é DTM?
A Disfunção Temporomandibular (DTM) diz respeito aos problemas de saúde na Articulação Temporomandibular (ATM), que está localizada entre a mandíbula e o crânio, na região anterior à orelha, tanto do lado direito quanto do lado esquerdo. É graças a essa articulação que conseguimos movimentar a boca ao falar, mastigar e engolir, por exemplo. Essa articulação é uma das mais complexas do nosso corpo, e pode passar por uma série de desgastes que causam dores e problemas para a saúde do paciente.
Quais são os sintomas?
Quando algo não vai bem, é normal que o paciente sinta alguns desses sintomas:
-
Dificuldade, dor ou limitação para abrir ou fechar a boca;
-
Dores na face, ouvido e cabeça;
-
Desgaste dental;
-
Vertigem;
-
Zumbido no ouvido;
-
Cansaço nos músculos da face;
-
Estalos ao abrir e fechar a boca;
-
Dor nos ombros;
-
Problemas de visão;
Entre outros sintomas.
Quais são as principais causas?
Não há um consenso sobre uma causa específica para a DTM, mas há muitos fatores que contribuem para a disfunção e desgaste dessa região, como por exemplo:
-
Próteses mal fixadas;
-
Traumas na região da face;
-
Bruxismo ou briquismo;
-
Mordida incorreta;
-
Ausência de dentes-chaves na arcada dentária;
-
Artrites e artroses;
Entre outros fatores.
Qual o tratamento?
A prevenção de problemas odontológicos continua sendo o caminho mais indicado para evitar a DTM. Caso a doença já tenho progredido, a recomendação é buscar ajuda de um Cirurgião Dentista especialista em DTM o quanto antes. Ele irá analisar o caso e indicar o tratamento mais adequado. Entre algumas soluções, podemos citar:
-
Instalação de placa oclusal;
-
Aplicação de toxina botulínica (em casos específicos);
-
Laserterapia;
-
Fisioterapia bucomaxilofacial.
- Agulhamento a seco.
As sessões de fisioterapia bucomaxilofacial, em especial, fazem toda a diferença na recuperação e no tratamento de DTM.
Aqui na Donegá Odontontologia, contamos com o Dr. Vinícius Molina (CREFITO 242989-F), que é fisioterapeuta especialista em Disfunção Bucomaxilofacial e pós-graduado em ortopedia e traumatologia DTM e ATM e também em cirurgias ortognáticas.
CLIQUE AQUI para agendar um horário para cuidar de você, da sua saúde e prevenir doenças.