Escaneamento digital: O que é e como funciona

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A odontologia vem se digitalizando cada vez mais, inovando com tecnologias que facilitam a vida do dentista, trazem mais conforto ao paciente e rapidez aos resultados. Conhecer exatamente como é a sua boca por dentro é o que permite um diagnóstico adequado sobre a sua saúde bucal, e quanto mais precisa for a análise, mais assertivo será o resultado final.

O escaneamento é uma dessas ferramentas que contribuem para uma melhor precisão e previsibilidade dos tratamentos.

O que é o escaneamento digital?

Como o próprio nome sugere, a principal função do escaneamento digital é escanear toda a arcada dentária por meio de uma câmera intraoral, que irá projetar uma luz sobre a superfície dos dentes. Essa luz é captada pelo software de escaneamento, que por sua vez, projeta em uma tela todo o sorriso de forma 3D. Isso permite ao dentista avaliar a arcada dentária com muito mais precisão e indicar os procedimentos mais adequados.

Quais são as vantagens do escaneamento?

A projeção na tela permite ao paciente visualizar como é a sua saúde bucal de forma dinâmica e entender exatamente o porquê de realizar determinados procedimentos. Por meio do escaneamento, também chamado de modelagem digital, é possível simular o resultado final antes mesmo de iniciar o tratamento. Assim, o paciente já consegue se ver com o sorriso novo enquanto corrige o atual. A modelagem digital também substitui a moldagem tradicional, que utiliza massinhas para confecção de aparelhos ortodônticos e próteses, oferecendo muito mais conforto aos pacientes.

Para quais tratamentos o escaneamento é indicado?

O escaneamento intraoral pode ser utilizado em todas as consultas, e por meio do armazenamento das imagens, é possível criar um arquivo com a evolução do sorriso do paciente, mas é na ortodontia que o escaneamento é especialmente indicado, pois essa especialidade envolve a realização de um planejamento e acompanhamento periódico do ortodontista.

Independente do tipo de tratamento realizado, a possibilidade de acompanhar a evolução do sorriso de perto, entendendo exatamente o porquê de cada procedimento, é uma forma de aproximar a relação do dentista com o paciente e oferecer um tratamento mais humanizado e individualizado, em que o paciente participa ativamente de todas as etapas da transformação do seu sorriso.

Quer conhecer essa tecnologia de perto? Agende um horário AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat