O aparelho de contenção é a última etapa do tratamento ortodôntico. Após a retirada do aparelho fixo, é utilizada a contenção para que os dentes permaneçam alinhados e não retornem à posição original. Isso acontece porque as fibras periodontais e ósseas são elásticas e têm memória, e com o uso da contenção, essa movimentação é evitada.
Existem dois tipos de aparelho de contenção, o fixo e o removível. A versão fixa é constituída por um fio de aço que fica presa na superfície interna dos dentes, não gerando comprometimento estético. Normalmente, é utilizada na arcada inferior, isso porque, esses são os dentes que apresentam maiores chances de movimentação. Já a contenção removível, assemelha-se ao aparelho móvel e pode ser utilizada tanto na arcada inferior quanto na superior.
Quanto ao período necessário de utilização, não existe uma resposta definida, pois o tempo de tratamento varia caso a caso. O uso mínimo da contenção removível é de dois anos, sendo que nos primeiros seis meses, deve ser usado o dia todo, depois só para dormir. Já os modelos fixos têm um período de uso indeterminado. Atualmente, é comum que os dentistas recomendem a contenção fixa pelo maior tempo possível, realizando apenas trocas e não a remoção completa.
As contenções fixas precisam de cuidados e é importante seguir todas as recomendações indicadas pelo dentista. O uso de escovas interdentais é uma boa opção para a higienização dos espaços entre o aço e os dentes. Além disso, é preciso evitar alimentos muito duros ou que causem o movimento de alavanca na mordida.
A única garantia que temos de não ter maiores recidivas é o uso de contenção. Ignorar essa parte pode fazer com que todo o tempo de cuidados tenha sido em vão. Quer saber mais sobre todo esse processo? Então entre em contato conosco agora mesmo e agende seu horário.