Apesar de ser muito mais comum em adultos, o bruxismo é uma síndrome que acomete crianças e adolescentes de todas as idades. As causas são as mais diversas, e podem envolver tanto razões emocionais quanto físicas.
O que é bruxismo?
É o ato involuntário de ranger os dentes geralmente enquanto a pessoa está dormindo, o que muitas vezes torna o problema difícil de ser identificado. O apertamento dos dentes, que tem causas muito semelhantes ao bruxismo, é chamado de briquismo.
É comum que as crianças apertem os dentes antes do quatro anos de idade, pois nessa fase, a arcada dentária está recebendo os primeiros decíduos e esse movimento é uma forma de aliviar o incômodo. Contudo, esse distúrbio pode afetar significativamente a qualidade de vida do seu filho e ocasionar uma série de problemas bucais.
Os pais devem desenvolver um olhar atento para os sintomas, que geralmente se manifestam de manhã, mas que podem se estender durante todo o dia.
Quais são os sintomas?
Apesar das dores de cabeça e de mandíbula serem os sintomas mais comuns, eles não estão sozinhos. O bruxismo infantil pode se manifestar das seguintes formas:
-
Dor no maxilar, bochecha e pescoço
-
Dor no rosto
-
Zumbido no ouvido
-
Dor na mandíbula
-
Dor de cabeça
-
Interrupções durante o sono
-
Mastigação travada Entre outros sintomas.
Quais as principais causas do bruxismo infantil?
As causas do bruxismo infantil podem estar ligadas tanto a razões emocionais quanto a razões físicas. As emocionais geralmente são associadas à ansiedade ou estresse e podem ser um reflexo de situações em que a criança esteja exposta.
Já as causas físicas podem estar associadas a problemas de oclusão, alinhamento dentário ou ainda a doenças alérgicas ou respiratórias.
Seja qual for a origem do problema, o bruxismo é apenas o reflexo de uma outra condição que deve ser olhada com atenção pelos pais. Um tratamento integrado cuidará do bruxismo, do sorriso e também do emocional da criança.
Qual o tratamento?
O primeiro passo é identificar as causas dessa síndrome e tratar cada fator de forma individualizada. No caso do bruxismo infantil, além da placa de mordida, o tratamento também pode envolver alinhadores ortodônticos e terapia.
Enquanto você ajuda o seu filho com o emocional, nós te ajudamos a cuidar da saúde bucal dele. CLIQUE AQUI para entrar em contato.