Meu filho quebrou o dente, e agora?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Meu filho quebrou o dente, e agora?

Seu filho caiu, quebrou o dente e você não sabe o que fazer? O primeiro conselho que dou a você, por maior que seja o susto, é: mantenha a calma. Nessas horas, é necessário ter tranquilidade para conseguir avaliar a situação com clareza e adotar algumas medidas de socorro rápido ainda dentro de casa.

A primeira infância é uma fase em que a criança está extremamente curiosa com relação ao mundo ao seu redor, além de estar aprendendo a andar e querer explorar novos ambientes. Por isso, traumas dentais durante esse período são mais comuns do que muitos imaginam. Mas então, além de manter a calma, o que fazer nesses casos?

Como disse anteriormente, algumas medidas podem ser adotadas pelos pais logo após o acidente, dentre elas:

  • Avaliar a boquinha da criança

Se ao verificar a boca da criança for identificada a presença de sangramento sem sinal de que o dente esteja quebrado, recomenda-se lavar bem o local e pressioná-lo com uma gaze limpa e umedecida. Fazer compressas com gelo ajuda a aliviar a dor e diminuir as chances de inchaço.

Caso o sangramento não pare ou se for verificada a presença de um dente quebrado, ou até mesmo de mobilidade dental (dente deslocado), busque a orientação de uma Odontopediatra. Assim, a profissional poderá avaliar a extensão do trauma que pode ter atingido somente o dente, bem como outras estruturas: gengiva, osso, lábios, tecidos etc.

  • Conserve o dente ou fragmento perdido

Situações envolvendo traumas dentários em crianças com dentição de leite não exigem a realização de procedimento para reimplante dental, visto que isso pode prejudicar a dentição permanente que está por vir. Portanto, se com o tombo o dente de leite da criança cair, não é necessário guardá-lo.

No entanto, se a criança já foi maiorzinha, tiver em fase de troca dos decíduos e um dente permanente for atingido, o reimplante deverá ser feito o quanto antes. Nesse caso, o ideal é que o dente seja recolhido e conservado em solução salina, leite ou até mesmo sob a língua, além disso, a criança precisa ser levada ao dentista o mais rápido possível. Existe também a possibilidade de restaurar esse dente caso apenas um fragmento tenha sido quebrado, por isso, se encontrar o pedaço que caiu com o impacto, guarde-o.

É importante ter em mente que em ambos os casos é fundamental que a criança passe por uma avaliação odontológica para assegurar a saúde da dentição e ter certeza de que a estrutura dentária não sofreu nenhum dano grave.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, agende uma consulta e vamos conversar.

Aproveito a oportunidade para desejar um Feliz Dia das Crianças a todas as crianças que iluminam nossos dias com seus sorrisos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat