Gengivite gravídica pode causar danos a saúde da gestante

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Gengivite gravídica pode causar danos a saúde da gestante

A gengivite gravídica é uma inflamação severa que atinge a gengiva em decorrência do acúmulo de placas bacterianas provocando sangramentos e irritações na gengiva das gestantes.

O período gestacional é uma fase em que o corpo da mulher passa por inúmeras alterações, principalmente as hormonais. É por isso que durante a gravidez os cuidados com a saúde precisam ser redobrados e a gestante deve se manter em dia com o pré-natal e o acompanhamento odontológico.

Durante a gestação, os níveis de progesterona e estrogênio tendem a ficar mais elevados no organismo da mulher, causando o aumento do fluxo sanguíneo nos tecidos periodontais que são integrados à gengiva — esses possuem receptores específicos para os hormônios femininos. Dessa forma, é comum que com o aumento da taxa hormonal ocorra mudanças associadas à vasodilatação e resposta inflamatória. Além disso, os vômitos frequentes que acometem as mulheres em período gestacional, elevam a acidez bucal, favorecendo o desenvolvimento de bactérias na cavidade oral.

Sintomas da gengivite na gestação

  • Vermelhidão
  • Sensibilidade nos dentes
  • Sangramentos (principalmente durante a escovação)
  • Mau hálito
  • Inchaço na gengiva

Mantenha-se em alerta para os sintomas indicados acima. A gengivite quando não tratada pode evoluir para sua forma mais grave, a periodontite, causar a perda dos dentes e afetar a saúde do bebê.

Cuide da sua saúde e da saúde do seu bebê. O melhor caminho para evitar e combater as doenças periodontais é através da prevenção. Faça um pré-natal odontológico e tenha uma gravidez saudável.

Entre em contato comigo e realize seus exames.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat