Antes de eu começar a explicar o que acontece no pós-tratamento ortodôntico, é preciso lembrar que: o seu tratamento de alinhamento dentário não termina depois que o aparelho é removido.
Quando o aparelho fixo é removido, você ainda precisa usar uma contenção, que pode ser fixa ou móvel, algo que muitas pessoas acham que não é necessário e pode ser deixado de lado. Mas não é bem assim! A verdade é que o tratamento ortodôntico inicial busca o reposicionamento da estrutura dentária por meio da movimentação dos dentes. Isso acaba gerando uma nova adaptação dos músculos, posicionamento da língua, dos lábios e de toda a arcada.
No caso da contenção móvel, o objetivo é simplesmente manter e estabilizar a posição dos dentes superiores, adquirida durante o tratamento com o aparelho fixo. Já a contenção fixa costuma ser usada nos dentes inferiores, região que pode voltar a entortar com mais facilidade. O tempo de uso dessa contenção é indeterminado e varia de acordo com cada paciente.
Portanto, com o reposicionamento de toda a estrutura, é imprescindível que o paciente siga até o fim com o tratamento para evitar que os dentes voltem a sofrer com sinais de desalinhamento.
Tenha em mente que o sucesso de um tratamento ortodôntico precisa contar não só com todo o conhecimento da profissional Ortodontista, mas também com o comprometimento do paciente.
Se depois do que conversamos aqui hoje você ainda tiver alguma dúvida sobre o seu tratamento, entre em contato comigo clicando aqui.