Os implantes dentários são dispositivos utilizados para promover a recuperação de um dente perdido. Durante o tratamento, o dentista faz a instalação de um pequeno cilindro de titânio no tecido ósseo do paciente para que uma prótese fixa ou móvel possa ser encaixada. Esses implantes servem para substituir a raiz do dente e são indicados quando há perda total, parcial ou unitária da dentição.
Um dos grandes benefícios do tratamento com implantes é que esses dispositivos são capazes de reabilitar a função mastigatória e estética, melhorando a movimentação da boca tanto na hora de falar quanto na hora de comer, e promover mais qualidade de vida ao paciente.
3 etapas da colocação do implante
O tratamento com implantes dentários envolve três fases: a fase cirúrgica, a fase de reabertura e a fase de confecção da prótese.
Na primeira fase (cirúrgica), é feita a instalação da estrutura do implante, que pode ser realizada no próprio consultório e, na grande maioria dos casos, envolve apenas a utilização de anestesia local. Como a base do implante deve ser instalada junto ao tecido ósseo da boca, é necessário aguardar um tempo para que a próxima etapa seja realizada.
Na segunda fase (reabertura), é feita a reabertura do local para que seja realizada a peça para fixação do implante. Por último, é feita a confecção e instalação da prótese.
O indicado é que os pacientes que possuem próteses retornem ao consultório com regularidade para que seja feita a manutenção desses dispositivos.
Ainda tem dúvidas de como funcionam os implantes dentários? Entre em contato comigo clicando aqui e vamos conversar.