As facetas e as lentes de contato dental são duas opções de procedimentos estéticos usados para corrigir a aparência dos dentes, seja por conta do desalinhamento dentário, alteração na coloração dos dentes, diferenças em tamanho ou formato.
A principal diferença entre as duas está na indicação de cada uma. Enquanto a lente de contato é indicada para corrigir a estética do sorriso, como deixar os dentes mais brancos, as facetas também são utilizadas para corrigir problemas funcionais, como o desalinhamento. No entanto, ambas cobrem a parte frontal do dente de forma completa.
Continue lendo este artigo e conheça outras diferenças entre as lentes de contato e as facetas.
Preparação do dente
As lentes de contato dental costumam ser mais finas e exigem quase nenhum desgaste do dente para que seja aplicada. Ao contrário das facetas, que são feitas de material mais espesso, tornando necessário o desgaste dental.
Material
Enquanto as facetas podem ser feitas de porcelana e cerâmica, as lentes de contato são, normalmente, produzidas em porcelana ou resina composta.
Indicação
O uso das facetas é indicado para corrigir problemas funcionais, como é o caso do desalinhamento dentário, espaço entre os dentes e para a realização de giros mais discretos. Já as lentes costumam ser recomendadas para quem deseja ter uma dentição mais harmônica e simétrica com aspecto mais branco.
Durabilidade
As facetas e lentes são muito resistentes apesar de sua aparência frágil. Elas costumam ter uma durabilidade de 10 a 15 anos e não se desgastam com facilidade.
Custo
O custo das facetas dentárias costuma ser um pouco mais elevado por conta da preparação que precisa ser realizada antes de sua aplicação, mas os valores podem variar de acordo com o caso de cada paciente. Por esse motivo, é imprescindível passar por uma avaliação.
Aqui na Donegá Odontologia contamos com profissionais preparados para cuidar do seu sorriso!