8 dicas de como superar o medo de ir ao dentista

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
8 dicas de como superar o medo de ir ao dentista

Muitos pacientes têm medo de ir ao dentista e ficam angustiados só de pensar que já chegou a época de fazer o check-up odontológico. Esse medo é conhecido como odontofobia e é muito mais sério do que as pessoas imaginam além de desencorajar os pacientes a cuidarem da saúde bucal, esse temor abre precedentes para que problemas bucais simples agravem-se por falta de tratamento adequado.

Mas você sabia que é possível superar esse medo e tornar sua experiência mais leve e confortável? É sobre isso que vou falar no artigo de hoje. Continue lendo e entenda!

Aprenda a superar seu medo de dentista com as dicas a seguir

  • Encontre uma dentista capacitada

Contar com o suporte de uma profissional qualificada faz uma diferença enorme, afinal, você precisa ter a certeza de que a dentista transmite a segurança necessária para esse momento. 

  • Tire todas as suas dúvidas na primeira consulta

Faça da sua primeira consulta o momento para estabelecer uma relação de confiança com a profissional. Aproveite e pergunte tudo o que você quer saber e que te causa uma certa ansiedade. Uma dica valiosa é levar suas perguntinhas anotadas para não esquecer.

  • Não tenha vergonha de descrever seus medos

Se você seguir a dica de número 1, garanto que a profissional estará pronta para ouvir tudo o que você tem a dizer. Ela saberá como proceder e fará o possível para que tudo seja realizado de forma humanizada, com muito carinho e cuidado.

  • No dia da consulta, vá acompanhado de alguém

Vá para a consulta acompanhado de alguém de sua confiança. Contar com a presença de um amigo ou familiar poderá ajudá-lo a se sentir mais calmo.

  •  Escute sua música favorita

Leve seus fones de ouvido e, enquanto aguarda o seu atendimento na sala de espera do consultório, ouça aquela playlist que você ama e que te acalma.

  • Respire fundo

Saber controlar a respiração é a chave para manter o medo e a ansiedade bem longe. Inspire e expire em um ritmo constante e equilibrado para que o seu corpo relaxe. Lembre-se: inspire pelo nariz e expire pela boca.

  • Não adie o seu tratamento

Na grande maioria das vezes, o medo faz com que a gente pense que quanto mais adiarmos algo, melhor. Mas isso está longe de ser verdade. A nossa saúde bucal não pode ser deixada de lado, justamente porque problemas super simples de serem resolvidos quando diagnosticados de forma precoce podem se transformar em quadros graves e complexos por falta de tratamento.

  • Converse com a dentista e combine sinais que poderão ajudar na comunicação durante o procedimento

Para você ficar ainda mais tranquilo, saiba que você pode falar com a dentista e definir uma forma de comunicação entre vocês durante o procedimento, assim você estará no controle caso sinta algum desconforto e precise alertá-la.

Conte comigo para cuidar da sua saúde bucal com muito carinho e zelo. A Donegá Odontologia fica localizada na Av. Ipanema, 165, cj 1808/07, Empresarial 18 do Forte. Agende sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat