O surgimento de manchas nos dentes é uma queixa recorrente entre os pacientes. Além de gerar incômodo, pode estar associada a problemas mais complexos que atingem tanto a parte externa quanto a interna do dente, e precisam de tratamento.
As famosas e indesejadas manchinhas podem apresentar aspecto esbranquiçado, amarelado, esverdeado e até mesmo preto. Mas não se preocupe! Atualmente, existe uma diversidade de tratamentos seguros e eficazes que podem ser utilizados para tratá-las, mas primeiro, é muito importante que sejam investigadas as causas do problema.
Tipos de manchas nos dentes
- Manchas internas: surgem no interior dos tecidos dentais, afetando o esmalte e a dentina. Nesse caso, costumam ter a coloração esbranquiçada. Podem ser causadas pelo processo natural de envelhecimento, traumas e fluorose.
- Manchas externas: ocorrem por conta do contato com substâncias pigmentadas e ingestão de alimentos com corantes — cigarro, café, refrigerante, chás — e acúmulo de placa bacteriana.
Como tratar as manchas nos dentes?
Como eu sempre digo, prevenir é o melhor remédio. O ideal é que você venha ao consultório para consultas de rotina a cada seis meses, no mínimo. Dessa forma, você estará sempre à frente de qualquer problema que possa surgir, e o tratamento poderá ser iniciado rapidamente, evitando que o caso evolua.
No entanto, para quem já sofre com incômodo causado pelas manchinhas, a melhor solução é agendar uma avaliação odontológica para que o melhor tratamento seja indicado para você.