O desalinhamento dentário, também conhecido como má oclusão, nada mais é do que a forma como os dentes se encaixam dentro da cavidade oral. A oclusão dentária está diretamente relacionada à relação entre os dentes, as gengivas e a articulação temporomandibular. Manter o equilíbrio desses componentes é essencial para a manutenção de todas as funções orais: mastigação, fonética e deglutição.
São diversos os fatores que podem causar problemas de oclusão, dentre eles:
- Divergência entre o tamanho da mandíbula e os dentes;
- Certos defeitos de nascença da mandíbula;
- Hábito de chupar os dedos;
- Perda de dentes
A má oclusão dentária pode trazer consequências significativas à saúde e bem-estar do paciente, causando desde o desgaste do esmalte dentário até dores de cabeça, problemas na articulação da mandíbula e bruxismo, assunto deste artigo.
O bruxismo é um transtorno caracterizado pelo ranger dos dentes (leia mais sobre essa disfunção clicando aqui), e o desalinhamento da estrutura dentária é um fator de risco para o seu aparecimento, já que esse posicionamento inadequado dificulta o fechamento da boca e o encaixe dos dentes entre si.
Qual é o melhor tratamento nesse caso?
A melhor conduta nesse caso é procurar uma dentista para que seja realizada uma avaliação de toda a estrutura dentária, e claro, de todos os sintomas descritos pelo paciente, assim o tratamento adequado poderá ser indicado.Se você sofre com problemas de bruxismo ou má oclusão dentária, saiba que pode contar comigo para ajudá-lo. Agende uma consulta e vamos conversar.