A Disfunção Temporomandibular (DTM) é uma condição que afeta a articulação temporomandibular que liga a mandíbula ao crânio. Apesar de ser mais comum em mulheres entre 20 e 50 anos, a DTM pode afetar pessoas de todas as idades e sexos. Além das dores de cabeça, de ouvido e na região da mandíbula, a DTM impacta diretamente a função mastigatória e a fala.
A dor e a limitação de movimento na mandíbula provocadas pela DTM podem dificultar a abertura e o fechamento da boca, prejudicar a mastigação, a deglutição dos alimentos além de afetar a musculatura facial, resultando em uma mastigação desequilibrada, o que também pode levar à problemas digestivos.
Quando a articulação da mandíbula com a língua, a faringe e o palato mole são atingidos pela disfunção, alterações na fala são ocasionadas. Isso ocorre porque a articulação temporomandibular tem um papel importante no processo de dicção e no controle do fluxo de ar durante a fala. Dificuldades para pronunciar certas palavras, alterações no tom da voz e até mesmo gagueira são alguns dos problemas que pessoas com DTM podem enfrentar.
Por isso, é fundamental buscar um diagnóstico e um tratamento adequado para a DTM, a fim de evitar complicações e melhorar a sua qualidade de vida. Uma dentista especializada em DTM pode avaliar o caso e indicar o tratamento mais adequado, que pode incluir fisioterapia, uso de placas oclusais, medicamentos e cirurgia, em casos mais graves.
Se você está enfrentando problemas na mastigação ou na fala, conte comigo para ajudá-lo. A Donegá Odontologia fica localizada na Av. Ipanema, 165, cj 1808, Empresarial 18 do Forte.