Você tem medo de dentista?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Só de pensar em dentista, você já sente o coração acelerar, começa a suar frio ou até mesmo ter calafrios? Se a resposta for sim, fique tranquilo, você não está sozinho, esse medo é muito comum e ele tem até nome, viu? Odontofobia! Cerca de 15 a 20% da população, em geral, sofre com essa fobia, podendo acarretar muitos problemas bucais. E hoje vou conversar com você um pouco mais sobre como é possível vencer esse medo. Vamos lá?

 

O que é a odontofobia?

 

A odontofobia é um medo extremo de dentistas e tratamentos odontológicos. Ela pode variar de uma leve ansiedade a um medo paralisante que impede a pessoa de procurar atendimento odontológico, mesmo quando está sofrendo com dores ou problemas dentários.

 

O que pode causar a odontofobia?

 

Existem várias causas para a odontofobia, algumas delas podem ser:

 

  1. Experiências passadas traumáticas: Uma experiência negativa no passado, como dor durante um procedimento odontológico, pode deixar cicatrizes emocionais e aumentar o medo.

 

  1. Medo do desconhecido: Muitas vezes, o medo é alimentado pela ansiedade sobre o que acontecerá durante a consulta, especialmente se a pessoa não sabe exatamente o que esperar.

 

  1. Sensibilidade dental: Pessoas com dentes sensíveis podem ter mais medo de sentir dor durante os procedimentos.

 

  1. Vergonha ou constrangimento: Alguns pacientes podem se sentir envergonhados pela condição de seus dentes.

 

Como eu lido com pacientes que apresentam odontofobia?

Sempre digo aqui em todas as minhas redes que na Donegá Odontologia meu foco é acolher de forma personalizada cada paciente para que, com muito carinho, amor e conversa, nós consigamos juntos superar todos os desafios e proporcionar o melhor tratamento.

 

Afinal de contas, o melhor protocolo é aquele que trata, porém se adequa às necessidades do paciente para que ele se sinta seguro.

 

Além de muita conversa para entender o paciente, é muito importante:

 

Ter uma comunicação assertiva: buscando sempre explicar todos os passos do procedimento, para que ele não se sinta “no escuro”, o que pode gerar uma ansiedade.

 

Reforço positivo: é importante comunicar ao paciente o passo super importante que ele está dando contra esse medo e que não há necessidade alguma para sentir vergonha, caso possua uma condição dental debilitada. Estar ali no consultório já é uma grande vitória.

 

Respiração: a prática de respiração profunda consciente aumenta a entrada de oxigênio no organismo, promovendo o relaxamento e diminuindo a ansiedade.

 

Rotina: Agendar consultas de rotina, além de ajudar a prevenir problemas dentários graves, reduzindo a necessidade de procedimentos invasivos, aproxima o paciente do profissional, promovendo um vínculo e gerando uma segurança.

 

Ambiente: Aqui na Donegá Odontologia oferecemos um ambiente projetado para oferecer conforto em todos os momentos, com iluminação adequada, tela para assistir a seriados, filmes ou até mesmo ouvir música. Oferecemos também sedação consciente, que promove relaxamento e segurança durante os procedimentos. 

 

Lembre-se, a odontofobia é um transtorno que pode apresentar vários graus, é muito importante realizar o acompanhamento médico psicológico adequado .

 

Aqui na Donegá estou sempre em busca do conforto dos meus pacientes, disposta a ouvir, acolher e promover uma saúde bucal de qualidade, com carinho e segurança.

Clique aqui e agende sua avaliação 

Donegá Odonto | Odontologia Humanizada e Integrada 👩‍⚕️

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat