Os dentes de leite ou decíduos são primordiais para que a função mastigatória da criança seja desenvolvida, e podem servir como um guia na fase em que a dentição permanente começar a nascer.
A dentição de leite costuma surgir por volta dos seis meses de vida, mas não ocorre de uma vez só; é um processo que pode levar algum tempo, até mesmo anos. Normalmente, os primeiros dentinhos a erupcionar são os incisivos inferiores e, logo na sequência, surgem os incisivos centrais e laterais superiores, com um intervalo aproximado de dois meses.
Por volta dos 15 meses de vida, temos o nascimento dos primeiros molares superiores, inferiores e os caninos logo em seguida.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP
Apesar de ser um processo natural, a erupção dentária pode ser bastante incômoda para os bebês. Cada criança tem o seu próprio tempo, e podem ocorrer alterações em todo o processo por conta de possíveis mudanças no ambiente e nas condições de saúde dos pequenos. Durante essa fase de nascimento dos primeiros dentinhos, muitos pais relatam alguns sintomas que se fazem presentes nesse período. Os mais comuns são:
- Salivação excessiva
- Diarreia
- Sonolência ou agitação, irritabilidade
- Erupções cutâneas
- Febre
- Falta de apetite
- Insônia
Como aliviar o desconforto causado pelo surgimento dos dentes de leite?
Distraia o bebê com brincadeiras, utilize mordedores e brinquedos emborrachados que possam ser colocados na geladeira, massageie o local com gaze umedecida em soro fisiológico gelado. Em casos de febre, procure um Odontopediatra ou Pediatra.
Para mais orientações sobre como amenizar os incômodos causados durante a erupção dos dentes de leite, entre em contato comigo. Clique aqui e vamos conversar!