Tudo o que você precisa saber sobre a Periodontia

Tudo o que você precisa saber sobre a Periodontia

A Periodontia é uma área da Odontologia que trata e previne as doenças que atingem o periodonto – conjunto de tecidos que envolvem os dentes.

Essas doenças, também conhecidas como doenças periodontais, podem acometer tanto adultos e idosos quanto crianças, e são caracterizadas por problemas como:

• Gengivite

Inflamação da gengiva pelo acúmulo de placa bacteriana ocasionada pela má higienização da cavidade oral.

• Tártaro

Também conhecido como cálculo dental, consiste no estágio em que a placa bacteriana endurece na superfície dos dentes.

• Periodontite

É o estágio mais avançado da gengivite. Afeta toda a estrutura de sustentação do dente e o ligamento periodontal. Se não for tratada devidamente, pode acarretar a perda do dente e levar a uma complicação grave conhecida como endocardite bacteriana.

A importância da Periodontia

Através da Periodontia, é possível manter o sorriso saudável e evitar que possíveis inflamações gengivais possam evoluir para quadros mais graves, afetando, assim, a nossa saúde como um todo.

Saiba quando procurar um Periodontista

O dentista especializado em Periodontia deve ser procurado, no mínimo, a cada seis meses como forma de prevenção. Afinal, é melhor prevenir do que remediar, certo?

Por meio dessas consultas preventivas, o profissional poderá realizar um check-up odontológico completo, a fim de verificar a saúde bucal do paciente e realizar uma limpeza com aplicação de flúor, justamente para evitar a formação de placas bacterianas, tártaro e a presença de outras doenças.

Então, não esqueça: o melhor caminho sempre será o da prevenção! Mantenha suas consultas odontológicas sempre em dia e conte com o suporte de um dentista qualificado para orientá-lo do jeito que você precisa.