A importância das restaurações e a prevenção contra cáries

A importância das restaurações e a prevenção contra cáries

A restauração dental é uma técnica bastante falada, que consiste na reconstrução do dente ou de parte dele, seja em razão de um trauma ou da ocorrência de cáries. Muito embora o objetivo da restauração no dente seja, acima de tudo, devolver o funcionamento adequado da dentição e proteger de danos de cáries ou desgastes, ela também pode ajudar na prevenção contra cáries.

Este procedimento consiste na reconstrução do dente cariado e visa restabelecer tanto a forma quanto a função de cada elemento dental afetado. O dentista faz um procedimento para remover a parte deteriorada do dente e preenche essa área com materiais específicos, a fim de impedir a entrada de bactérias e a deterioração do dente. No caso, a restauração ajuda a prevenir uma deterioração posterior causada pela cárie.

Embora a restauração remova a área do dente afetada pela cárie, isto não significa que os dentes estão livres de problemas. Sendo assim, o dentista pode recomendar a troca das restaurações para manter a saúde bucal em dia. A sua higiene bucal deve continuar sendo realizada normalmente após a restauração do dente. Invista em uma boa escova de dentes com cerdas macias e flexíveis, que se adaptam aos contornos dos seus dentes e gengivas removendo a placa bacteriana em lugares difíceis.

As restaurações são um método seguro de manter a funcionalidade dos dentes e a saúde da sua boca. O procedimento também pode ser utilizado em casos de diastema (dentes separados), desgaste causado por bruxismo, e correção de cor dental.

Procedimento essencial para fraturas nos dentes, a restauração dental também ajuda os casos de cáries e até mesmo para manter a estética em dia. É sempre importante que você procure um dentista especializado para garantir que o tratamento seja feito corretamente e traga os melhores resultados. Aproveite e agende agora mesmo seu horário conosco!