Como é a manutenção da lente de contato dental?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As lentes de contato dentais são uma excelente opção para pessoas que buscam uma solução rápida e duradoura para corrigir imperfeições no sorriso, ou simplesmente não estão satisfeitas com o tamanho, formato ou com a cor dos dentes originais e desejam um sorriso mais harmônico.

Devido a todas essas características, em pouco tempo a inserção de lentes de contato se tornou um procedimento muito popular, especialmente entre pessoas que trabalham com a imagem, como artistas e celebridades, mas aos poucos ela também foi ganhando espaço entre todos os tipos de pacientes e hoje é um tratamento buscado por pessoas de diversas idades e profissões.

O que é lente de contato dental?

As lentes de contato são facetas de cerâmicas odontológicas ultrafinas, possuindo cerca de 0,3 a 0,5 milímetros de espessura. Elas são inseridas na superfície do dente, conservando ainda a estrutura original, porém é necessário realizar um desgaste mínimo no esmalte dentário para sua instalação e boa adaptação.

Qual a durabilidade da lente de contato dental?

Se a manutenção pós-procedimento for realizada da maneira correta, as lentes podem ultrapassar a durabilidade de 10 anos.

Como a manutenção é realizada da lente de contato dental?

Assim como em qualquer outro procedimento odontológico, é extremamente importante que o paciente mantenha boas práticas de higiene bucal, conforme orientado pelo dentista, incluindo escovação e o uso de fio dental após as refeições.

É importante lembrar que a cobertura de porcelana não previne cáries, e que um descuido da higiene pode trazer problemas periodontais e lesões cariosas nas partes que não estão cobertas pelas lentes.

Outros pontos que podem comprometer a saúde bucal e é o excesso de força na mastigação, a onicofagia (hábito de roer as unhas) e o bruxismo. Essas práticas podem desgastar tanto o esmalte dos dentes originais quanto as lentes de contato.

Lente de contato dental é para todo mundo?

Apesar desse procedimento ter se tornado bastante popular, nem todos podem utilizar facetas, sendo necessário, muitas vezes, realizar um trabalho interdisciplinar entre outras áreas odontológicas. Dentes desalinhados, por exemplo, na maioria das vezes não permitem a instalação de lentes antes de um tratamento ortodôntico prévio.
Quem irá indicar o melhor procedimento odontológico é o seu dentista. Durante a avaliação, ele irá analisar a estrutura dos seus dentes, saúde da sua gengiva e a sua saúde bucal como um todo.

,AGENDE UM HORÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat