O que é reabilitação oral?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A reabilitação oral é uma especialidade odontológica que integra várias outras, compondo um conjunto de técnicas e tratamentos que tem por finalidade reestabelecer a estética e a função dos dentes do paciente. Para isso, muitas vezes é necessário realizar uma integração multidisciplinar entre diferentes especialidades, como dentística, implantodontia, endodontia, periodontia e ortodontia, por exemplo, a depender das necessidades específicas de cada paciente.

O responsável pela reabilitação oral precisa ter uma visão geral de todas as especialidades para guiar o tratamento do paciente dentro de cada necessidade, seguindo a ordem planejada. Se o paciente vem ao consultório em busca de um implante, mas possui uma infecção periodontal, por exemplo, é necessário promover, primeiramente, um tratamento periodontal que trate dessa infecção e que ofereça as condições apropriadas para que o implante possa ser realizado. Para obter um resultado satisfatório, cada especialidade precisa entrar no momento certo e de um modo que cada tratamento some positivamente ao outro.

Quais os benefícios da reabilitação oral?


Os principais benefícios da reabilitação oral são a melhora da saúde bucal, qualidade de vida e bem estar do paciente, além da prevenção contra problemas futuros mais graves.

Com a reabilitação oral, é possível corrigir problemas dentários estruturais, restabelecer a função dos dentes, tratar as gengivas, melhorar a fala, a mastigação, a estética e a harmonia do sorriso, agindo diretamente na autoestima e a autoconfiança do paciente.

Como a reabilitação oral é realizada?


O primeiro passo para obter um diagnóstico apropriado é realizando um check-up odontológico, que permitirá ao dentista identificar todos os pontos de melhoria do sorriso. Aqui na Donegá Odonto, realizamos um escaneamento digital, que fornece uma visão 360° da saúde bucal e permite ao dentista observar detalhes que não são possíveis de serem vistos a olho nu.

Após essa avaliação prévia, o dentista pode elencar todos os tratamentos que precisam ser realizados para melhorar as funções mastigatórias, harmonia do sorriso, qualidade da estrutura dental e estética, e elaborar um cronograma com a ordem em que os procedimentos precisam ser realizados, direcionando o paciente para especialistas de cada área, caso diferentes intervenções sejam necessárias.

Agende AQUI o seu check-up odontológico para cuidar de você e do seu sorriso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat