Ortodontia ou Ortopedia Funcional

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Quando se trata do sorriso dos pequenos, muitos pais ainda têm dúvidas sobre o tratamento mais adequado para eles. Nessa fase, é normal surgirem questionamentos como: A mordida do meu filho vai mudar com o tempo? Quando começar a cuidar do alinhamento dos dentinhos? Qual aparelho escolher? É comum, inclusive, que alguns pais acreditem que é preciso esperar os dentes de leite caírem para só então iniciar um tratamento odontológico, porém este é um grande erro. Quanto mais rápido os dentes forem corrigidos, mais benefícios e menor a probabilidade de realizar procedimentos mais invasivos no futuro. Essa é uma área amplamente estudada pela ortopedia funcional.

O que é Ortopedia Funcional?

A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) tem como objetivo trabalhar a região óssea e muscular, controlando e moldando o crescimento. Não é à toa que muitos aparelhos ortopédicos são mais eficazes durante o período de crescimento da criança. A OFM é responsável por solucionar desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares, além de alinhar os dentes dos pequenos e corrigir problemas da articulação temporomandibular. Os aparelhos utilizados em OFM têm como objetivo produzir estímulos na rede de neurônios sensoriais na região bucal, levando a mensagem até o sistema nervoso central, que atuará remodelando as estruturas do sistema estomatognático. Muitos problemas posturais também podem ser corrigidos pela ortopedia funcional.

Ortopedia x Ortodontia

Embora ambas as especialidades possuam as suas semelhanças e utilizem aparelhos dentários para a correção da arcada, elas também possuem as suas diferenças. A ortodontia atua sobre os dentes e seu posicionamento nas suas bases ósseas (arcadas), sem interferir ou promover qualquer mudança no processo de crescimento e desenvolvimento ósseo, tendo apenas ação física e mecânica sobre o movimento dentário, utilizando aparelhos fixos ou os alinhadores transparentes. Por outro lado, a Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) atua diretamente sobre o crescimento de desenvolvimento dos maxilares e estruturas adjacentes, promovendo, remodelamento e redirecionando o crescimento com os aparelhos ortopédicos removíveis. Este tipo de aparelho é utilizado principalmente por crianças, já o ortodôntico pode ser utilizado por pessoas de todas as faixas etárias.

Por que colocar aparelho ainda na infância?

O uso de aparelhos odontológicos na infância previne futuros danos na dentição permanente e possíveis problemas na qualidade de vida das crianças, evitando com que elas tenham prejuízos no desenvolvimento dento-facial ao crescerem.

Qual o melhor aparelho para as crianças?

De modo geral, podemos dividir os aparelhos odontológicos em duas categorias: Móveis (aparelhos ortopédicos) e Fixos (aparelhos ortodônticos).

Aparelho Móvel (ortopédico)

Usado para corrigir alterações no desenvolvimento da estrutura dentária e facial das crianças e evitar complicações futuras. Dessa forma, o sorriso passa a se desenvolver em conjunto a estrutura corporal como um todo. Entre as funcionalidades dos aparelhos ortopédicos estão:

  • Direcionamento dos dentes permanentes para as posições corretas
  • Desenvolvimento dos ossos maxilares
  • Melhora nas funções de mastigação, fala e respiração
    Entre outros.

Aparelho Fixo (ortodôntico)

Usado em tratamentos que visam melhorar a movimentação dentária.
Dentre os aparelhos fixos se encontram os modelos tradicionais, com braquetes, e os alinhadores invisíveis da Invisalign. Estes são considerados uma inovação na ortodontia e oferecem muito mais conforto, praticidade e rapidez no tratamento de muitos pacientes, especialmente para aqueles que buscam por soluções mais rápidas ou não querem comprometer a estética do sorriso. No caso das crianças, o tratamento ortodôntico é diferenciado do tratamento dos adultos, pois entendemos que é necessário levar em consideração que a dentição dos pequenos ainda está em desenvolvimento, mais isso não significa que crianças não possam usar Invisalign. Foi pensando nelas que a empresa desenvolveu um modelo infantil exclusivo: O Invisalign First.

O que é Invisalign First?

Assim como a versão voltada para os adultos, o Invisalign First é um aparelho invisível para alinhar os dentes, só que direcionado para as necessidades do público infantil. Ele abrange uma ampla gama de tratamentos ortodônticos, que vão de casos simples aos mais complexos, como por exemplo:

  • Mordida aberta
  • Mordida Cruzada
  • Sobremordida
  • Apinhamento
  • Diastemas
  • Projeção do maxilar
  • Arcos dentais estreitos
  • Preservação dos espaços para erupção dos dentes permanentes
  • Corrigir a postura da língua
    Entre outros.

Um dos principais benefícios do Invisalign First é que ele é removível e facilita a higiene para que a criança possa escovar corretamente os dentes e utilizar o fio dental diariamente.

A recomendação é que as crianças iniciem o tratamento ortodôntico com Invisalign First por volta dos 6 aos 10 anos, mesmo que tenham apenas dentes de leite.

AGENDE UM HORÁRIO PARA O SEU FILHO AQUI!

Leia mais: A importância da família na saúde bucal infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat