Por que alinhar os dentes? Confira as consequências de ter dentes tortos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Enquanto algumas pessoas buscam alinhar os dentes por uma questão de estética, outras acabam deixando o alinhamento do sorriso de lado por achar que se trata apenas de uma questão estética. O que a maioria das pessoas não sabe é que os dentes tortos são apenas a ponta do iceberg e que o tratamento ortodôntico vai além da dentição, envolvendo também toda a estrutura orofacial. Assim, um problema aparentemente estético pode trazer complicações mais sérias e provocar dor.

O que causa o desalinhamento dos dentes?

São diversas as causas para o desalinhamento dentário, envolvendo desde fatores genéticos a hábitos praticados pelo próprio paciente, como o uso de chupeta e mamadeira na infância ou a respiração bucal. O desalinhamento também pode ser provocado por traumas dentários ou pela posição incorreta da língua. Em alguns casos, inclusive, é necessário realizar um trabalho multidisciplinar entre dentista e fonoaudiólogo.

Quais as consequências de ter os dentes desalinhados?

Como já mencionamos, o alinhamento dentário envolve a estrutura óssea-facial como um todo. Dessa forma, as consequências vão além da saúde bucal e podem comprometer a qualidade de vida do paciente. Confira algumas consequências:

DTM

A presença de dentes tortos ou a má posição dos dentes pode afetar a articulação temporomandilbular (ATM), localizada na frente dos ouvidos e responsável pelos movimentos mandibulares (abertura, fechamento e mastigação). Se a oclusão dentária não está equilibrada, o paciente pode sofrer com dores de cabeça, enxaquecas, estalos, dores e cansaço no rosto, dores nos olhos e nos ouvidos.

Gengivite e cáries

Em geral, dentes mal posicionados dificultam a higienização e retém mais alimentos, já que tanto a escova quanto o fio dental não conseguem operar da maneira correta. Por sua vez, a má higienização aumenta as possibilidades de desenvolver cáries e doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite.

Respiração bucal

A má posição dentária favorece a respiração pela boca. Essa prática, além de não ser recomendada, ainda faz com que a boca fique seca e sem a lubrificação necessária da saliva, podendo facilitar o acúmulo de placa bacteriana, cáries e provocar mau hálito.

Mastigação

Dentes apinhados (tortos) podem apresentar dificuldades para triturar totalmente os alimentos, interferindo na mastigação e tornando mais difícil o ato de engolir e digerir o alimento.

Fala

Dentes desalinhados também podem prejudicar a fonética do paciente, já que a má posição dentária interfere na posição da língua.

Como corrigir o problema?

Como você já deve ter percebido, corrigir a mordida e o alinhamento dos dentes não é apenas uma questão estética, mas sim uma questão de saúde como um todo, que pode ser tratada por um ortodontista. Ele irá analisar a origem do problema, a rotina e a idade do paciente para oferecer o tratamento mais adequado.

Dentre as principais recomendações de aparelhos ortodônticos está o Invisalign, um alinhador invisível, que oferece muito mais precisão sobre a duração do tratamento e pode ser removido quando o paciente precisar se alimentar, facilitando a higienização bucal.

AGENDE UM HORÁRIO PARA SABER MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat