Quais são os tipos de mordidas que podem ser corrigidas com Invisalign?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A nossa arcada dentária é uma parte única do nosso corpo, de modo que duas pessoas não podem ter uma arcada igual, e são muitos elementos que contribuem para que ela seja tão singular. O tipo de mordida é um deles.

Apesar da multiplicidade de característica dos dentes e dos tecidos de sustentação, os tipos de mordidas podem ser divididos em categorias. Abaixo, listamos as mordidas mais comuns, mas tenha em mente que estes são apenas alguns exemplos, já que a região bucal é uma das mais particulares do nosso corpo.

Tipos mais comuns de mordidas

Mordida regular

É o tipo de mordida em que os dentes superiores encobrem um pouco os dentes inferiores de forma equilibrada, não havendo irregularidade no encaixe e na pressão quando os dentes se encontram.

Mordida aberta

Ocorre quando há falta de contato entre os dentes superiores e inferiores, gerando uma abertura entre os dentes, que pode atrapalhar na mastigação, respiração e na fala. Essa mordida é muito comum entre crianças que têm o hábito de chupar o dedo ou chupeta.

Mordida cruzada

Ocorre quando os dentes superiores cobrem os dentes inferiores ou quando apenas alguns dos seus dentes superiores se encaixam em uma posição atrás dos dentes inferiores. Esta mordida pode ser causada devido à estrutura óssea ou ao posicionamento dentário, e caso não seja corrigida, pode acabar desgastando os dentes e levando ao recuamento da gengiva e consequentemente à perda óssea.

Sobremordida

Também conhecida como mordida profunda, nesse tipo de mordida, os dentes superiores se sobrepõe aos inferiores. A maioria das pessoas possui algum nível de sobremordida, mas quando ela é muito larga, pode acabar desgastando os dentes e provocando dores musculares.

Qual a importância da mordida?

Além de estar diretamente relacionada ao hábito de se alimentar, respirar e falar, a mordida também está interligada à articulação temporomandibular (ATM), uma articulação que se movimenta em várias direções, e por isso é uma das estruturas mais complexas do corpo humano. Quando algo não vai bem nessa região, o paciente pode ter uma série de sintomas desagradáveis, como dores de cabeça, dificuldade para mastigar, e até mesmo distúrbios relacionados ao sono, prejudicando diretamente a sua qualidade de vida.

Como corrigir mordidas irregulares?


É possível corrigir grande parte das mordidas com aparelhos ortodônticos. Se o tratamento for realizado com Invisalign, a previsibilidade da duração do tratamento se torna ainda maior, e o paciente pode acompanhar o seu progresso de perto, a cada nova consulta para troca dos alinhadores.

Uma das principais vantagens do Invisalign é não comprometer a estética do paciente durante o tratamento, já que os alinhadores são invisíveis e podem ser removidos para se alimentar e para higienizar os dentes.

Como mencionamos, há outros tipos de mordidas além das citadas acima, mas caso você sinta que a sua mordida se assemelhe a algum desses exemplos, ou esteja fora do padrão regular, agende uma avaliação com a nossa equipe. Somente um dentista poderá diagnosticar a sua mordida e indicar o tratamento mais adequado para ela.

AGENDE O SEU HORÁRIO AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat