Retrações na gengiva, riscos e como tratar?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Retrações na gengiva, riscos e como tratar?

A retração gengival é um processo que consiste na exposição da raiz do dente devido ao deslocamento da gengiva passando a impressão de que o dente aumentou de tamanho quando, na verdade, o que ocorre é a migração gengival do tecido.

Esse tipo de retração não é fácil de ser identificada e pode estar relacionada a diversos fatores, como: doenças periodontais, escovação inadequada, freio labial baixo, dentes mal posicionados, genética etc.

É preciso saber que problemas de retração podem evoluir para quadros mais graves e levar à perda do dente, risco que pode aumentar se o tratamento adequado não for realizado a tempo.

Principais sintomas

  • Aparência alongada dos dentes como se eles tivessem aumentado de tamanho;
  • Sensibilidade ao ingerir alimentos doces, ácidos e frios;
  • Inchaço e sangramento quando há a presença de doenças periodontais (inflamações na gengiva).

Como tratar a retração gengival?

O tratamento da retração gengival dependerá da complexidade de cada caso. Por isso é fundamental que o paciente seja avaliado por uma dentista, assim será possível verificar a gravidade do problema e iniciar o tratamento necessário.

De modo geral, quando a retração ainda não está em seu estado mais grave, é feito o diagnóstico e a remoção das causas. No entanto, se o quadro for mais severo, a retração deverá ser tratada com enxertos gengivais, cirurgia plástica, restauração dentária, dentre outros. Uma avaliação odontológica será fundamental para definir a melhor alternativa de tratamento.

Na Donegá Odontologia, você conta com um time de profissionais preparados para cuidar do seu sorriso com toda segurança e carinho. Se você sofre com problemas de retração gengival, entre em contato e agende uma consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat