Só é necessário ir ao dentista quando se sente dor?

Sentindo ou não dor, é muito importante ir ao dentista regularmente. Assim como você deve fazer exames de rotina com um médico de confiança, é importante visitar o dentista periodicamente, mesmo sem estar em andamento com algum tratamento específico. Quando o dente dói, é sinal de que o problema já está instalado e precisa ser tratado o mais rápido possível.

Cáries simples, por exemplo, não costumam doer no primeiro momento, porém, quando a lesão se torna profunda e atinge a polpa, que é uma região com muitas terminações nervosas, é necessário realizar um tratamento endodôntico (também conhecido como tratamento de canal).

Uma situação parecida acontece com as doenças periodontais. Uma gengivite não tratada pode facilmente evoluir para periodontite, que além de comprometer a gengiva, pode causar sérios danos às estruturas de suporte do dente (ligamento periodontal), e também para a estrutura óssea, ocasionando mobilidade dos dentes e levando até mesmo à sua perda.

Quando procurar um dentista?

Tanto dor quanto complicações podem ser evitadas mantendo cuidados com a saúde bucal, que inclui boas práticas de higiene, alimentação saudável e visitas periódicas ao dentista. A prevenção é sempre o melhor remédio, por isso, o indicado é fazer um check-up odontológico ao menos uma vez a cada semestre, ou, no máximo, a cada ano. Nessa consulta, é possível detectar tártaro, inflamações gengivais, reparos em restaurações antigas, cáries, entre outras complicações que vão além do dente, envolvendo também língua, palato (céu da boca), bochecha e ATM (articulação temporomandibular).

Em tempos de estresse, muitos pacientes descontam essa carga emocional na mordida, ocasionando bruxismo (ranger dos dentes) e briquismo (apertamento dos dentes). Essas síndromes podem causar desgastes, falhas e fraturas nos dentes, por isso, é importante identificar e tratar desses esses sintomas cedo para proteger a articulação e estruturas dentárias e periodontais.

Além da dor de dente, alguns sinais também podem indicar que está na hora de buscar ajuda, como:

• Sangramento de gengiva, principalmente ao escovar os dentes;

• Feridas e lesões na cavidade bucal;

• Sensibilidades nos dentes ao ingerir alimentos gelados ou quentes;

• Fraturas;

• Dentes escuros ou amarelados;

• Cansaço facial;

• Dores de ouvido, cabeça ou zumbido no ouvido (DTM).

A odontologia preventiva é a sua aliada na busca por um sorriso mais bonito e saudável. Clique AQUI para agendar uma avaliação e cuidar de você. ❤