Alguns tratamentos odontológicos possuem ligações com mais de uma área, e por isso, exigem um tratamento realizado em várias etapas e uma integração entre diferentes especialidades. Você sabia, por exemplo, que dentes tortos ou desalinhados podem aumentar o ,bruxismo? Por outro lado, esse transtorno também pode desgastar e comprometer o alinhamento dos dentes. Confira abaixo mais detalhes sobre como essa via de mão dupla funciona.
O que é bruxismo?
O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo hábito de apertar ou ranger os dentes. Na maioria dos casos ele ocorre de forma inconsciente, principalmente à noite, enquanto o paciente está dormindo, agindo com uma espécie de descarga do cérebro para o estresse e a ansiedade acumulados durante o dia.
Como funciona o tratamento ortodôntico?
O ,tratamento ortodôntico tem o objetivo de alinhar os dentes e promover mudanças no tipo de mordida do paciente, melhorando a sua saúde bucal e, consequentemente, a sua qualidade de vida. O aparelho, inserido nos dentes, irá realizar movimentos de modo a remodelar o sorriso do paciente. Tanto os tipos de movimentos quanto a força dessa movimentação são definidos pelo dentista durante o planejamento ortodôntico.
Qual a relação entre bruxismo e alinhamento dos dentes?
Apesar de ambos os tratamentos estares ligados a distúrbios de má oclusão, o tratamento ortodôntico não pode ser encarado como uma alternativa ao tratamento de bruxismo, e a recomendação é que o paciente opte por uma placa miorrelaxante após o término do tratamento ortodôntico.
O tratamento ortodôntico não trata o bruxismo de fato, porém as dores de cabeça, ouvido e a sensação de rosto cansado podem ser aliviadas com a aplicação de toxina botulínica terapêutica e laserterapia para pacientes que relatam muita dor.
Ignorar o bruxismo não é uma boa decisão, já que esses sintomas podem prejudicar a articulação temporomandibular (ATM), uma das articulações mais complexas e importantes do nosso sistema.
Comece a cuidar da sua saúde já!
,AGENDE UM HORÁRIO AQUI