Tudo que você precisa saber sobre endodontia

Tudo que você precisa saber sobre endodontia

A endodontia é um ramo da odontologia que trata lesões e doenças da polpa e da raiz do dente. “Endo” significa interno e “dontia” significa dentro. Dessa forma, os endodontistas são profissionais capacitados para tratar de problemas internos do dente. A endodontia lida com um tratamento bem conhecido, o tratamento de canal.

Esta é uma área importante não só para a saúde, mas também para a estética bucal, pois é responsável por tratar a estrutura interna do dente, mantendo assim a saúde e vitalidade deles. A endodontia está diretamente relacionada com o tratamento de cáries. Isso porque o paciente que tem uma cárie e não faz o tratamento adequado, corre o risco de sofrer danos mais sérios na saúde bucal e, em decorrência disso, surgir à necessidade de uma intervenção.

Isso acontece porque a bactéria da cárie pode atingir a polpa dentária causando danos. Importante destacar que, em casos mais graves, a falta de tratamento de cárie e do canal pode vir levar a perda dental, que só poderá ser resolvida por meio de um implante dentário, um tratamento mais complexo, demorado e invasivo.

A contaminação da polpa não acontece só em razão da cárie, ela também pode estar associada às fraturas na região. A melhor forma de evitar o tratamento de canal é a prevenção, por isso o paciente deve seguir algumas dicas básicas: manter uma alimentação saudável, evitar o consumo de cigarro, cuidar da sua higiene bucal e visitar o dentista regularmente.

As visitas periódicas são importantes para que o profissional faça um acompanhamento mais próximo do seu caso, atuando de forma preventiva e evitando que surjam problemas mais graves.

Você sente algum desconforto bucal ou tem alguma dúvida se precisa fazer um tratamento endodôntico? Então entre em contato conosco agora mesmo e agende um horário!