Com as mudanças geradas no organismo pelo processo natural de envelhecimento, é comum os dentes ficarem mais fracos e o risco de surgirem problemas na cavidade oral tornar-se mais elevado. É por isso que os cuidados com a saúde bucal dos idosos deve ser uma prioridade.
Assim como na infância, durante a terceira idade, os dentes possuem necessidades específicas, especialmente porque a nossa boca sofre alterações com o passar dos anos, e sem os cuidados adequados e os check-ups a cada seis meses, é praticamente impossível manter a saúde bucal em dia.
A boca é utilizada para a execução de diversas funções que afetam o funcionamento geral do nosso corpo — respiração, mastigação, deglutição etc. Tanto os dentes quanto as gengivas também envelhecem, mas é possível desacelerar esse processo com os devidos cuidados.
3 dicas básicas de como cuidar dos dentes na terceira idade
- Mantenha uma boa higiene
Escove os dentes após cada refeição e não esqueça de escová-los antes de dormir. Utilize creme dental com flúor e uma escova de dentes macia para não danificar o esmalte ou machucar as gengivas. Use fio dental todos os dias.
- Faça visitas regulares ao dentista
Além de manter os cuidados em casa, os idosos devem continuar indo ao dentista no mínimo a cada seis meses. As consultas de rotina são essenciais para que possíveis problemas possam ser detectados de forma precoce.
- Faça a manutenção e limpeza das próteses dentais
Os cuidados com as próteses removíveis são tão importantes quanto os cuidados com os dentes naturais. O ideal é que elas sejam limpas separadamente e que sejam removidas na hora de dormir para permitir que os tecidos descansem e se regenerem durante a noite.Conhece algum idoso que precisa fazer um check-up odontológico? Entre em contato comigo clicando aqui e vamos conversar!