O bruxismo é um transtorno caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes, na grande maioria das vezes, durante o sono. É um distúrbio que ocorre de forma involuntária e pode provocar problemas, como: sensibilidade, hipertrofia dos músculos da mastigação, dores de cabeça e na articulação temporomandibular (ATM).
Essa desordem funcional atinge cerca de 30% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e por isso é muito importante manter-se atento a qualquer sinal que indique a presença da disfunção. Abaixo, eu separei alguns fatos sobre o bruxismo que vale a pena conhecer. Confira!
- 20% das crianças entre 7 e 10 anos sofrem com bruxismo noturno, segundo um estudo feito pela Universidade Ceuma, de São Luís do Maranhão;
- Na maioria das vezes, o bruxismo se manifesta quando estamos dormindo, mas o distúrbio também pode ocorrer durante o dia;
- Fatores emocionais como ansiedade e estresse são umas das principais causas do bruxismo;
- A dor ocasionada pela tensão nas articulações pode durar meses;
- O tratamento é multifatorial e varia de acordo com cada pessoa e necessidade;
- Dentre os sintomas mais comuns estão as dores na face e na cabeça, zumbido no ouvido e desgaste dos dentes;
- O bruxismo não tem cura, mas pode e deve ser controlado a fim de reduzir danos, através do uso de placas miorrelaxantes indicadas pelos dentistas.
Você sofre com algum dos sintomas citados acima ou conhece alguém que luta contra o ranger involuntário dos dentes? Eu posso te ajudar a amenizar os efeitos causados pelo bruxismo. Entre em contato comigo para mais orientações.