A chegada do inverno traz uma série de mudanças não só nas condições climáticas, como também em nossos hábitos diários. Além de nos prepararmos para o frio, precisamos nos atentar à forma como essa estação pode afetar nossa saúde bucal.
Um problema comum que muitas pessoas enfrentam durante o inverno é o aumento da sensibilidade nos dentes. Por isso, neste artigo, eu vou explicar as possíveis razões por trás desse aumento e oferecer algumas dicas para que você consiga lidar com a sensibilidade dentária na estação mais fria do ano.
Por que os dentes ficam mais sensíveis no inverno?
O aumento da sensibilidade em períodos mais frios geralmente ocorre por conta da diferença de temperatura entre o ambiente e o nosso corpo, que costuma ser maior. Quando o ar frio entra em contato com o dente, ele resfria sua superfície até chegar à polpa, que é rica em terminações nervosas, e desencadeia a sensação de dor.
Além da exposição ao ar frio e mudanças bruscas de temperatura, existem outras razões que podem provocar a piora da sensibilidade, dentre elas:
- Respiração bucal: o hábito de respirar pela boca pode ressecar a cavidade oral e expor os dentes a um ambiente mais seco, aumentando a sensibilidade dentária.
- Consumo de alimentos e bebidas ácidas: a ingestão regular de alimentos ou bebidas ácidas, como o refrigerante, contribuem para o desgaste do esmalte.
- Escovação excessiva ou com muita força: escovar os dentes de forma excessiva ou aplicar muita força na hora da escovação também pode levar ao desgaste do esmalte e a um quadro de retração gengival, ambos estão diretamente relacionados à sensibilidade dentária.
Existe tratamento para a sensibilidade nos dentes?
A sensibilidade pode, sim, ser revertida através de um tratamento adequado e alguns cuidados importantes. Dessa forma, o ideal é contar com a orientação de um dentista para que seu caso seja avaliado.
5 cuidados para amenizar a sensibilidade dentária no inverno
- Utilize uma escova de dentes com cerdas macias na hora da escovação;
- Faça uso de um creme dental específico para sensibilidade dentária;
- Evite o consumo de alimentos ácidos, gelados ou quentes demais;
- Mantenha uma rotina de higiene bucal adequada;
- Não abra mão das consultas preventivas com o dentista durante esse período mais frio.
Cuide da sua sensibilidade dentária com os profissionais da Donegá Odontologia e desfrute do inverno sem preocupações.